terça-feira, 17 de março de 2015

Leis de Newton

Forças

Quem descobriu as forças foi um físico chamado Isaac Newton. As forças tem três leis de Newton:

  • A primeira lei afirma que os objetos continuam a mover-se em um estado de velocidade constante a menos que haja uma força externa.
  • A segunda lei de Newton afirma que a proporcionalidade direta de aceleração à força e a proporcionalidade inversa da aceleração à massa. a= fr/m ; Fr =a x m  Caso particular: P= m x g        P= peso ( gramas ); m= massa ( kg ); g= aceleração gravítica 
  • A terceira lei de Newton ei explica que todas estas forças são interações entre diferentes corpos e que entre estes não há uma força unidirecional atuando num único corpo. Sempre que um primeiro corpo exerce uma força F num segundo corpo, o segundo corpo exerce uma força no primeiro corpo, igual em magnitude e contrária em sentido. 

Aceleração

Aceleração

Em Física, a aceleração é a taxa de variação da velocidade, é um grandez vetorial. Em unidades do SI, é quantificada em metros por segundo ao quadrado (m/s²). 
Para calcular a aceleração média: 

\mathbf{\bar{a}} = {\mathbf{v}_f - \mathbf{v}_i \over t_f - t_i}  = {\Delta \mathbf{v} \over \Delta t},



Movimentos

Movimentos

Movimento retilíneo uniforme - movimento é realizado numa trajetória retilínea; a velocidade é constante - a aceleração média é nula.

Movimento retilíneo uniforme acelerado - a velocidade é superior a 0 e a aceleração é constante.

Movimento retilíneo uniforme retardado - a velocidade vai diminuindo e não existe aceleração.

Velocidade

Velocidade

Na física, a velocidade relaciona a variação da posição em relação ao tempo, ou seja, é a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo de tempo. É uma grandeza vetorial, possuindo direção e sentido. A sua medida no SI é metros por segundo  ( m/s ). A variação da velocidade em relação ao tempo é aceleração. Para calcular a velocidade média: